sexta-feira, 23 de abril de 2010

O adolescente com autoestima baixa

Posted on 15:14 by João Victor Souza Guimarães

A baixa autoestima se expressa de diversas formas, dependendo da personalidade de cada adolescente, de suas experiências e das respostas que tem dos adultos ao seu redor. Veja abaixo quais as atitudes e condutas mais freqüentes, que podem indicar problemas:

* Queixas excessivas
Ninguém me entende” e “ninguém me dá atenção”, são as frases favoritas das crianças e adolescentes que se fazem de vítimas para atrair a atenção por sentirem desvalorizadas.
* Necessidade de atenção
Exigem atenção constante para saber se são importantes. Fazem birras para conseguir o que querem.
* Atitude derrotista
As crianças e adolescentes que têm alguma dificuldade real de aprendizagem tendem a achar que tudo o que fizerem será um fracasso e desistem antes de tentar. São as que têm pior desempenho na escola.
* Timidez
Como se desvalorizam, têm medo de se expor e não tomam iniciativa para não serem rejeitadas. Têm poucos amigos e não são populares.
* Medo de errar
São inseguras e ansiosas no desempenho escolar. Mesmo estudando e entendendo as lições, têm medo de se manifestar em sala de aula e não se saem bem nas provas.
* Medo de dizer não
São incapazes de dizer “não” por medo de desagradar aos outros; aceitam qualquer coisa com resignação.
* Agressividade
Essa é a atitude mais difícil de entender como baixa autoestima, já que são adolescentes que aparentam ser bastante seguras. Mas o medo da desaprovação pode transformar a segurança em agressividade, o que leva à desaprovação de todos e realimenta sua agressividade, na tentativa de obter atenção. É um dos problemas mais sérios da baixa autoestima.





No Response to "O adolescente com autoestima baixa"

Leave A Reply