sexta-feira, 23 de abril de 2010

Para melhorar o desempenho pessoal

Posted on 15:03 by João Victor Souza Guimarães



Autoestima é o sentimento que cada pessoa tem com relação a si mesma e é formado a partir da imagem que ela tem de si e da imagem que os outros têm dela. Uma pessoa com autoestima alta tem amor próprio, acredita em si mesma, tem confiança e segurança.
Ela também valoriza suas habilidades e talentos, mas conhece suas limitações. Além disso, tem valores bem definidos e sente-se feliz em corresponder às expectativas das pessoas que a cercam. Um adolescente com boa autoestima enfrentará a vida com uma atitude positiva, sem medo de desafios e de correr riscos.
Por outro lado, uma criança com baixa autoestima sente-se desvalorizada, não acredita em suas qualidades ou que possa fazer coisas boas e tem medo de aprender enfrentar coisas novas, pois acha que será sempre um fracasso. Além disso, é mais influenciável, pois não confia em si mesma para desenvolver opinião própria e tende a ter sempre a uma atitude negativa perante a vida.
A autoestima tem um papel decisivo nos êxitos e fracassos escolares e na própria vida, na felicidade e bem-estar psíquico e nos relacionamentos. Numerosas pesquisas já comprovaram que o nível de autoestima e o sucesso escolar estão estreitamente ligados. Paias e familiares próximos têm um papel decisivo no desenvolvimento de autoimagem e autoestima positivas, em especial nos primeiros anos escolares
A aprovação ou desaprovação dos pais e professores repercute de forma negativa ou positiva na criança.
* Se eles valorizam suas qualidades, aprovam suas atitudes, fazem elogios a cada progresso obtido e a estimulam a ir adiante, aumentam o sentimento de confiança que o adolescente tem em si mesmo. Com isso, ele se comportará de forma cooperativa, responsável e se esforçará para ter êxito nos estudos.
* Se sua autoimagem é negativa, seu comportamento tenderá a ser pouco responsável, agressivo, indisciplinado, e seu rendimento escolar será baixo. Com um comportamento negativo, a criança irá gerar repreensões, cobranças e castigos dos pais e professores, e isso reforçará ainda mais a autoimagem e autoestima negativa do adolescente. Esse é um círculo vicioso altamente prejudicial e pode marcar definitivamente a vida de uma criança.

No Response to "Para melhorar o desempenho pessoal"

Leave A Reply